domingo, 14 de setembro de 2008

TANQUE-PESADO PZKPFW V

Ficha Técnica
País:
Alemanha (Eixo)
Tripulação: 5 (comandante, artilheiro, carregador, condutor e operador de rádio)
Peso: 45,500 Kg
Dimensões: 8,86 m de comprimento, 3,43 m de largura e 3,10 m de altura.
Motor:
Maybach HL 230 P30 de 12 cilindros. Diesel. Refrigerado a ar.
Transmissão: Sete marchas (6 à vante, uma a ré)
Potência:
300 HP
Velocidade Máxima:
46 km/h
Autonomia: 177 KM
Blindagem: De 15 a 120 mm
Armamento:
Canhão de 75 mm e 2 metralhadoras MG 34 de 7,92 mm

Histórico


Projetado para substituir o PzKpfw III e o PzKpfw IV, o Panzerkampfwagen V Panther foi a contrapartida alemã para superar os carros de combate russos T-34/76 e igualar-se aos mais recentes veículos aliados. O Panther, foi, segundo analistas, o melhor carro de combate da Segunda Guerra Mundial (permaneceu com essa alcunha até a década de 50). As linhas angulosas romperam com a tradição de desenho alemã e em traços gerais, a silhueta inspirava-se na do T-34.
No entanto as semelhanças terminavam por aí, pois o Panther era maior, mais blindado e tinha um canhão de 75mm, muito melhor do que a sua contraparte soviética. Produzido a partir de 1943, foram produzidas 4,800 unidades, pouco se comparado com os T-34 russos (11.000 produzidos apenas no ano de 1944) ou Sherman americanos. Mas como prova da sua qualidade, o comando aliado considerava que eram necessários 5 Sherman para combater cada Panther com possibilidades de sucesso.
Assim, após os desembarques da Normandia, a tática favorita das tripulações dos Sherman e Comets dos exércitos aliados quando descobriam alguns Panthers emboscados era aguardar fora do alcance das peças alemãs e chamar os aviões caça-tanques Typhoon para resolverem o problema a partir do ar. Centenas de Panthers foram assim destruídos nos combates da Normandia. O inesperado aparecimento do revolucionário tanque T-34 nas mãos soviéticas, fez com que todos os tanques nas linhas de frente alemães obsoletos, quase que literalmente da noite para o dia. Não havia nenhum tanque de tamanho ou performance comparáveis disponíveis aos alemães, que até aquele momento não suspeitavam que os russos tivessem qualquer coisa de desenho tão avançado. Esta complacência tinha sido causada totalmente pela excelência e versatilidade do PzKpfw IV. Estudos para um sucessor do PzKpfw IV tinha começado já em 1937, quando a firma de Henschel e outras foram chamadas a produzir desenhos na classe de 30-35 toneladas. Entretanto, o progresso nesses foi lento, parcialmente devido a mudanças de idéias quanto as especificações. Em 1941, protótipos por Henschel, VK.3001(H), e Porsche, VK.3001(P), tinham sido completados mas, logo antes da invasão da Rússia, quanto o T-34 foi encontrado, as especificações foram mudadas mais uma vez em favor de um desenho maior, com um canhão de 8.8 cm na categoria de 45 toneladas, o VK.4501.Este eventualmente se tornaria no Tanque Pesado Tigre. Enquanto isso, o General Guderian, comandante do Panzergruppe II, em cujo setor o T-34 foi encontrado pela primeira vez em grandes números, em novembro de 1941, enviou um relatório para o seu comandante de Grupo de Exércitos, sugerindo que o Ministro dos Armamentos deveria, de forma urgente, montar uma comissão para investigar que tipo de novo desenho de tanque – e canhão anti-tanque – seria necessário para conter a ameaça do T-34 e restituir a superioridade de tanques aos alemães. O Ministério dos Armamentos atuou de forma rápida, e criou justamente tal comissão, que foi enviada para a frente de Guderian para uma investigação “in loco”, em 20 de novembro de 1941, para avaliar as principais características do desenho do T-34. As três principais características deste veículo que tornavam tecnicamente obsoletos todos os tanques alemães existentes eram: (1) blindagem inclinada, que dava capacidade de deflexão de tiro otimizada em todos os ângulos; (2) as grandes rodas de suspensão, que davam um andamento estável e regular; e (3) o canhão mais longo que o casco, uma característica anteriormente evitada pelos alemães, como impraticável. A proposta da MAN foi aceita em maio de 1942 e foi pedido a eles que produzissem um protótipo tão rápido quanto possível. Enquanto isso, o eng. Kniepkampf, engenheiro-chefe e projetista do Waffenprüfamt 6, tomou a responsabilidade pessoal do detalhamento do projeto do veículo da MAN. Isto refletia a prioridade dada ao projeto Panther. Kniepkampf era uma figura chave nos projetos de veículos blindados de combate alemães daquele momento, tendo estado no Waffenprüfamt 1936 e permanecido como engenheiro chefe até o fim da guerra, em 1945. Entre outras coisas ele foi o principal responsável pelo desenvolvimento das meia-lagartas alemães e introduziu algumas características, como as rodas de suporte entrelaçadas, suspensão de barra de torção e a caixa de marchas Maybach-Olvar nos tanques alemães. Em setembro de 1942 o primeiro modelo piloto do VK.3002(MAN) foi terminado e testado nos terrenos da fábrica MAN em Nuremburg. Este foi rapidamente seguido por um seguindo modelo piloto que foi transportado para o campo de provas do Heereswaffenamt, em Kummersdorf, para testes oficiais do exército. Nesta época o tanque Tigre já tinha começado a ser produzido, mas as suas falhas - incluindo o peso excessivo, velocidade baixa e forma balística pobre - já eram reconhecidos. O novo veículo foi encomendado para produção imediata como o Pzkpfw V Panther, sob a designação do material bélico de Sd Kfz 171, com a priorização máxima. O primeiro veículo foi entregue pela MAN em novembro de 1942. Era planejado construir a uma razão de 250 veículos por mês tão logo quanto possível, mas no final de 1942 esta meta tinha sido aumentada para 600 por mês. Para atingir uma meta tão ambiciosa era necessário formar um grande grupo de produção de Panthers. A Daimler-Benz foi rapidamente alternada do trabalho com o seu projeto (protótipos dos quais tinham sido quase terminados), agora descartado, e em novembro de 1942 eles também, começaram a se equipar para construir Panteras, os primeiros veículos saindo da Daimler no começo de 1943.
Adaptado de http://en.wikipedia.org/wiki/Panther_tank

Um comentário:

Unknown disse...

O motor do Panther era um V-12 a gasolina! Refrigerado a água e gerava 700 cvs de potência!