quarta-feira, 17 de setembro de 2008

TANQUE-PESADO CHAR B II

Ficha Técnica

País: França (Aliados)
Tripulação: 4 (municiador, artilheiro, comandante/condutor/artilheiro, operador de rádio)
Peso: 31,500 Kg
Dimensões: 6,37 m de comprimento, 2,50 m de largura e 2,79 m de altura.
Motor: Renault de 6 cilindros. Gasolina. Refrigerado a água.
Transmissão: Seis marchas (5 à vante, 1 a ré)
Potência: 307 HP
Velocidade Máxima: 28 km/h
Autonomia: 180 KM
Blindagem: 65 mm
Armamento: Canhão de 75 mm, canhão de 47 mm e uma metralhadora de 7.5 mm

Histórico

A série de tanques conhecida como Char B é um resultado direto das observações feitas na Primeira Guerra. O projeto, de 1921, possuía um canhão de 75 mm montado sob uma poderosa blindagem. Sua produção começou apenas em 1935, com o Char B I, com um canhão de 47 mm na torre e outro de 75 mm no casco. Esse sistema foi permitido devido a um complicado sistema de direção, que facilitava o posicionamento do tanque para a melhor mira. Apesar de ser um projeto antigo, o Char B I possuía muitas características de desing avançado, além de inovações de motorização. Porém a tripulação de quatro homens ficou dividida dentro do casco, o que dificultou a comunicação interna e isso conduziu a muitos problemas operacionais.
Isso fazia com que o treino da tripulação fosse muito mais especializado, para aproveitar o máximo potencial do veículo. O modelo final foi o Char B II, com uma blindagem de 65 mm e um motor mais poderoso. Algumas unidades ganharam ainda um canhão anti-aéreo. Aproximadamente 400 Char B, em suas três versões, entraram em serviço antes da invasão alemã. Era o mais pesado e poderoso tanque francês em ação na Segunda Guerra, lideram unidades blindadas. Os alemães logo aprenderam a temer esse tanque, principalmente devido a seus excelentes resultados contra o PzKpfw IV.
Porém com a dirigibilidade bastante delicada, além da sua baixa velocidade, fizeram do Char B um alvo relativamente fácil de ser capturado quando esgotada sua munição. Mais uma vez o uso de unidades distantes uma da outra, espalhadas pela fronteira, foi o principal inimigo do tanque. As unidades capturadas pelos alemães receberam o nome de PzKpfw Bl-II 740(f) e foram usados para os mais variados propósitos. Alguns foram usados pelas forças de ocupação, outros repassados para a defesa da Muralha do Atlântico e vários receberam canhões de artilharia auto-propelida. Alguns foram ainda providos com lança-chamas (PzKpfw Flamm(f)). Em 1944 alguns foram recapturados e passaram a ser usados pela França Livre, mas apenas um punhado chegou em funcionamento a 1945.

Nenhum comentário: