sábado, 13 de setembro de 2008

TANQUE-LEVE PZKPFW II

Ficha Técnica

País: Alemanha (Eixo)
Tripulação: 3 (piloto, artilheiro e municiador)
Peso: 10,000 kg
Dimensões: 4,64 m de comprimento, 2,30 m de largura e 2,02 m de altura.
Motor: Maybach de 6 cilindros (gasolina). Refrigerado a ar.
Transmissão: Seis marchas (5 à vante, uma a ré)
Potência: 140 HP
Velocidade Máxima: 55 km/h
Autonomia: 200 km
Blindagem: 35 mm
Armamento: Canhão de 20 mm canhão e metralhadora 7.92 mm.
Versões: A, B, C, D, E, F, J e L.

Histórico

A partir de um pedido do governo alemão em 1934, o PzKpfw-II (ou Panzer II) foi apresentado pela empresa MAN, (embora desenvolvido em cooperação com a Mercedes). Foram construídos vários prototipos, parte dos quais foram submetidos a testes na Guerra Civil Espanhola, embora nenhum veículo tenha sido oficialmente fornecido. O resultado desses testes, resultou em vários aprefeiçoamentos que levaram ao aumento da blindagem e naturalmente do peso do veículo. A versão "C" incluia já o primeiro lote de alterações e foi apresentada em 1937, atingindo um peso total de 9500Kg, especialmente por causa da inclusão de uma couraça frontal maior. À medida que as alterações íam sendo introduzidas novas versões foram sendo apresentadas.
As versões D e E, em 1938 e a versão F, em 1940. As várias alterações acrescentaram 10cv de potência ao motor e implicaram um aumento na blindagem que aumentou o peso do tanque para 10,000Kg. A velocidade máxima atingiu os 55Km/h. O total de Panzer-II produzidos nas versões A, B e C foi de 1113, e na versão E/F de 524. Até 1941 o tanque esteve na primeira linha, mas rapidamente se tornou obvio que era completamente obsoleto no teatro da frente russa. Os alemães utilizaram o PzKpfw-II como tanque anfibio, num desenvolvimento pensado para a invasão de Inglaterra. Os carros seriam lançados à água a alguns metros da costa, nas praias e avançariam submersos até atingir a zona de rebentação das ondas, onde um sistema automático libertava o canhão e permitia ao tanque começar a disparar de imediato. A iniciativa foi abandonada e alguns desses tanques foram utilizados durante a invasão da URSS na travessia do rio Bug em 22 de Junho de 1941.
Vários modelos de carros Panzer II e derivados estiveram ao serviço até 1945 embora não na linha de frente. Embora fosse o carro de combate mais importante da Alemanha durante a invasão da Polônia em 1939 e da França em 1940 - com 950 unidades ao serviço - tornou-se evidente que o Panzer II não tinha armamento suficientemente capaz para perfurar a blindagem dos tanques que haviam sido colocados em operação pela França e pela Grã Bretanha. Mesmo assim, a produção continuou até 1942, altura em que se encontravam ao serviço cerca de 800 unidades. A produção deste pequeno tanque foi uma das formas de prover as forças blindadas alemãs, que tinham sido aumentadas para um total de 36 divisões blindadas. Como aconteceu com outros veículos, o chassis, motor e restante mecânica do Panzer-II foram adaptados para produzir outro tipo de veículo, inclusive uma versão lança-chamas, conhecido como Flammpanzer II.

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