terça-feira, 16 de setembro de 2008

TANQUE-LEVE RENAULT R 35

Ficha Técnica

País: França (Aliados)
Tripulação: 2 (artilheiro/comandante, condutor)
Peso: 10,000 Kg

Dimensões: 4,20 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,37 m de altura.
Motor: Renault de 4 cilindros. Gasolina. Refrigerado a água.
Transmissão: Cinco marchas (4 à vante, 1 a ré)

Potência: 82 HP
Velocidade Máxima: 20 km/h
Autonomia: 140 KM

Blindagem: 40 mm
Armamento: Canhão de 37 mm e uma metralhadora de 7.5 mm


Histórico


O Renault R 35 teve sua origem inspirada no desing do tanque Renault ZM. Começou a ser projetado em 1934, em resposta a um pedido de exército francês para um novo veículo de apoio a infantaria. Ele veio a substituir o Renault FT 17, que estava em serviço desde a Primeira Guerra Mundial. A produção começou em 1935, mesmo sem testes de campo, para fazer frente ao aumento bélico alemão. Nates que as primeiras unidades fossem entregues, o exército decidiu aumentar a blindagem original de 30 mm para 40 mm. O R 35 nunca substituiu completamente o FT 17, apesar das 1,600 unidades construídas, tornando-se o mais comum tanque de infantaria francês. O grande erro dos planejadores dessa arma foi acreditar que o conceito tanque pouco havia mudado desde 1918. A torre foi pobremente montada, com pouca visão, além do fato de que o comandante/artilheiro assumia ainda a tarefa de municiador. Outro problema era o som do veículo, que fazia um R 35 ser ouvido longe. Em 1940 uma versão com uma suspensão revisada, conhecida como AMX, foi introduzida, sob o nome de R 40, mas poucas unidades foram construídas antes da invasão alemã. O R 35 mostrou-se inócuo contra os tanques alemães. Eles foram alocados em pequeno número em apoio direto a formações de infantaria e a maioria foi facilmente cercada pelas divisões panzer. A arma dele se mostrou virtualmente ineficaz contra até os tanques alemães mais leves. Entretanto a blindagem de 40 mm se mostrou bastante eficiente contra a maioria das armas anti-tanques alemãs. Muitas unidades foram abandonadas e capturas intactas pelos alemães, servindo as forças de ocupação e como veículo de treino. Com a invasão da União Soviética, muitos R 35 foram enviados para a Frente Leste com adaptações para servirem de artilharia auto-propelida e transporte de munições. As torres retiradas acabaram servindo de defesa litorânea no Muro do Atlântico. Assim o R 35 passou para a história como um veículo usado muito mais pela Alemanha do que pela França.

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