quarta-feira, 17 de setembro de 2008

TANQUE-LEVE MK VII TETRARCH

Ficha Técnica

País: Inglaterra (Aliados)
Tripulação: 3
Peso: 7,620 Kg
Dimensões: 4,30 m de comprimento, 2,31 m de largura e 2,12 m de altura.
Motor: Meadows 12 cilindros. Gasolina. Refrigerado a água.
Transmissão: Seis marchas (5 à vante, 1 a ré)
Potência: 165 HP
Velocidade Máxima: 64 km/h
Autonomia: 224 KM
Blindagem: Entre 4 e 15 mm
Armamento: Canhão de 40 mm e metralhadora de 7.92 mm

Histórico

O tanque-leve MK VII Tetrarch começou sua vida como Vickers MK VII. Mas uma série de modificações do projeto, em 1937, resultaram no protótipo deste novo carro de combate. Com o desing completamente renovado, recebeu o nome de Purdah. Apesar de excelentes atributos, precisou mostrar serviço antes do contrato de produção ser assinado. Rebatizado de Tetrarch (devido as quatro rodas de cada lado), sofreu inúmeros pedidos de alteração por parte do exército antes de ser colocado em produção, apesar da falta de entusiasmo pelo veículo.
Eles eram feitos “sob encomenda” para operações específicas, como a invasão de Madagascar, em maio de 1942. Muitos deles foram doados para a União Soviética. Mas a sorte do Tetrarch mudou radicalmente com o estabelecimento definitivo das operações aerotransportadas. Devido ao seu baixo peso, foi o primeiro veículo blindado transportado de avião para operações de campo. Um novo modelo de planador, General Aircraft Hamilcar, foi projeto e construído exclusivamente para levar os Tetrachs.
Em abril de 1944 foram feitos os primeiros testes dessa empreitada, com excelentes resultados. Para cumprir seu novo papel, o Tetrarch recebeu um canhão de 76.2 mm, sendo rebatizado de Tetrarch ICS. Eles entraram em ação no Dia D, em 6 de junho de 1944, durante a segunda onda aerotransportada. A maioria deles pousou perto do rio Orne onde a vida de combate era bastante curta. Logo eles eram usados na travessia do rio Reno, em março de 1945. Devido a seu pequeno número, seus batalhões eram completados com as unidades M22 americanas. Depois da guerra, os remanescentes do conflito ficaram em serviço até os planadores Hamilcar serem descomissionados.
O desíng básico do Tetrarch foi usado para vários veículos durante a guerra, como o tanque-leve MK VIII Harry Hopkins (blindagem de 6 a 38 mm). Apenas 177 unidades foram construídas. Hoje, o exército britânico possui uma versão atualizada do Tetrarch, também aero-transportada.

Nenhum comentário: