segunda-feira, 15 de setembro de 2008

TANQUE-MÉDIO TIPO 97

Ficha Técnica

País: Japão (Eixo)
Tripulação: 4 (artilheiro/comandante, condutor, municiador e operador de rádio)
Peso: 15,000 Kg
Dimensões: 5,51 m de comprimento, 2,33 m de largura e 2,23 m de altura.
Motor: Mitsubishi de 12 cilindros. Diesel. Refrigerado a ar.
Transmissão: Cinco marchas (4 à vante, 1 a ré)
Potência: 170 HP
Velocidade Máxima: 38 km/h
Autonomia: 210 KM
Blindagem: Entre 8 e 25 mm
Armamento: Canhão de 57 mm e duas metralhadoras de 7.7 mm

Histórico

Em meados de 1930 foi emitido o pedido para um tanque-médio para substituir o tanque Tipo 89B, que era completamente obsoleto. Como o Departamento de Engenharia não pôde concordar no melhor desing, dois protótipos foram construídos, um pela Mitsubishi e outro pela Arsenal de Osaka. Havia pouca diferença entre os dois modelos, mas o protótipo da Mitsubishi era mais pesado e possuía um motor mais poderoso. Denominado CHIHA, cerca de 3,000 veículos foram construídos.
Foi tido como o melhor tanque japonês na Segunda Guerra. Quando entrou em serviço, em 1940, o Tipo 97 era um real avanço na engenharia de tanques. A dianteira baixa e o alto poder do canhão faziam dele um projeto a parte. Além disso, o uso de diesel ao invés de gasolina, dava uma agilidade rara aos seus rivais. Em 1942, o Tipo 97 ganhou um canhão de 47 mm para munição incendiária de maior velocidade, com maior poder de penetração. O chassis do 97 também era usado como a base para vários outros veículos, como batedores, caça-minas, artilharia auto-propelida (canhão de 150 mm) e artilharia anti-aérea.
A maioria destes modelos foram construídos em pequenos números. Em 1943 o 97 foi substituído pelo Tipo 1 CHI-HE, seguindo pelo Tipo 3 CHI-NU. Mas a capacidade bélica japonesa já estava decadente: menos de 60 unidades desses novos tanques foram completados. O último tanque japonês, Tipo 4, só teve 5 unidades e nunca chegou a ser usado em combate.

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