sábado, 13 de setembro de 2008

TANQUE-LEVE PZKPFW I


Ficha Técnica


País:
Alemanha (Eixo)

Tripulação: 2 (piloto e artilheiro)
Peso: 6.000 kg
Dimensões:
4.42 m de comprimento, 2.06 m de largura e 1.72 m de altura.
Motor: Maybach NL 38 TR de seis cilindros. Refrigerado a ar.
Transmissão: Seis marchas (5 à vante, uma a ré)
Potência: 100 HP
Velocidade Máxima: 40 km/h
Autonomia:
140 km

Blindagem: Entre 7 e 13 mm
Armamento:
2 metralhadoras MG13 de 7,92 mm

Versões:
Ausf A, Ausf B e Ausf C


Histórico

Em 1933 o Exército Alemão emitiu o pedido para um veículo blindado de treinamento e combate de segunda linha de aproximadamente 5000 kg. Devido aos efeitos das limitações feitas nas forças armadas pela 1ª Guerra, ele recebeu a alcunha de Landwirtschaftlicher Schlepper (trator industrial). Cinco empresas apresentaram protótipos e o escolhido foi o Panzerkampfwagen I, montado por um consórcio formado por Henschel, Wegmann, Krupp e Daimler. O primeiro grupo de 150 veículos foi pedido para a Henschel, que começou a produção em 1934 sob a designação Pzkpfw I (MG) Ausf A. O motor que equipava esta primeira série era um Krupp M 305, que desenvolvia meros 57 HP. Entrou em produção então o Ausf B, com um motor Maybach NL 38 TR. O PzKpfw I entrou em serviço em 1935, ano em foram completados 800 veículos. O Panzerkampfwagen l foi primeiro veículo do rearmamento alemão usado na Guerra Civil Espanhola e participou da invasão da Polônia em 1939. Foi então que se percebeu que o Pzkpfw I tinha sérios problemas no campo de batalha, sobretudo por sua blindagem muito leve (podia ser prefurada até por metralhadoras) e seu pequeno poder de fogo. Embora contasse com quase 1500 veículos em sua força, a Alemanha usou menos de 600 na campanha da França. Ao final de 1941 o PzKpfw estava praticamente fora das linhas de frente. Com seu uso como tanque-leve estava obsoleto, os chassis foram aproveitados e sofreram conversões para outros papéis, sendo usado como transporte de munições. Algumas unidades foram ainda convertidas em anti-tanque, equipados com o canhão tcheco de 47mm. Ambas versões foram usadas nas frentes africanas, mas logo ficou comprado que nem mesmo este uso era eficiente, devido a capacidade da blindagem inimiga. Foi tentada uma versão Ausf C, com motor Maybach HL45P, de 150 HP mas o peso excessivo (8 ton.) inviabilizou totalmente o projeto.

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